Casa-de-Banho: Prática e Funcional
A casa de banho é uma divisão funcional, que se quer prática, mas também bonita. Muitas vezes, por falta de tempo, jeito ou mesmo por ter um orçamento reduzido, acaba por não ser nenhuma das duas.

Uma maneira simples de modificar a sua casa de banho, sem ter de mudar azulejos, pintar ou fazer obras, é "jogar” com os acessórios e louças. Um conjunto colorido de toalhas de banho, uma cortina de duche diferente, um copo de escovas de dentes mais arrojado ou uma saboneteira especial, podem fazer com que a sua casa de banho mude de aspeto.

Existem no entanto, alguns aspetos a considerar quando se pretende modificar alguma coisa, porque poderá haver a tentação de a tornar bonita, fazendo com que fique pouco prática e funcional.

Deixamos aqui um conjunto sugestões para que consiga aliar a funcionalidade à estética:

Toalheiros
Um dos aspetos interessantes sobre os toalheiros, é que parecem estar sempre do lado contrário onde deveriam estar. Sair do banho e ter de molhar o chão para "agarrar” a toalha é uma situação comum, ou não?
Para além da questão prática, existe a questão de segurança que não deve esquecer, porque a imagem de uma pessoa que acabou de tomar banho, molhada, a esticar-se para agarrar a toalha, pode acabar numa perca de equilíbrio e num acidente involuntário.
A colocação de toalheiros deverá ser separada para o lavatório e para o banho. Assim será possível evitar esta situação e ter as toalhas no sítio em que são necessárias. Deverá também já ter em conta, quantas toalhas vai precisar, para que quando sair do banho, já tem tudo à sua disposição.
Se ainda quiser, pode usar um toalheiro aquecido (ligado a um sistema de aquecimento central) que poderá ser bastante confortável no Inverno.

Suportes de Papel Higiénico
Os suportes de Papel higiénico têm uma função básica: dar a quantidade necessária de papel higiénico para que não hajam desperdícios. E, hoje em dia, existem imensos formatos e modelos no mercado, uns mais tradicionais e outros mais modernos.
Independentemente do modelo, da forma e do material usado, é importante ter em consideração onde é colocada esta peça, relativamente à posição de uma pessoa sentada na sanita, para tornar a sua utilização confortável.

A Extração de Ar
Todas as casas de banho deverão ter um método de extração da humidade e do vapor de água. O preferível será a existência de uma respiração natural – uma janela. 
No entanto, não sendo possível, uma ventoinha de extração é a solução mais corrente. Não só ajuda a remover as humidades, como faz circular o ar dentro daquele espaço. 
Para que funcione corretamente, há que assegurar uma saída de ar para o exterior. Caso contrário, não se está a criar uma efetiva extração de ar. 


Fonte: iKAZA - Projectos on-line