Espaços da Casa: Escritório
O escritório é um espaço orientado para tarefas específicas. Este espaço deverá ser prático, agradável, visto que é onde passamos grande parte do tempo a trabalhar. E para que consigamos estar concentrados, trabalhar de forma rápida e focada, é importante que esta divisão seja bem pensada e mobilidada.

Um dos pontos importantes é que tenha muita arrumação (esta questão é particularmente importante se juntarmos duas ou mais funções no mesmo espaço). 
Mais uma vez, desenhar o espaço existente com as suas condicionantes (janelas, portas, etc.) pode chamar a atenção para questões que vai ter que ter em conta para planear a distribuição do seu espaço.
  • A Iluminação
É normal que, nos dias de hoje (seja em casa e/ou no escritório), uma pessoa passe cerca de 10 a 12 horas por dia, sentada à frente do computador. As janelas são um ponto muito importante pois são fornecedoras de luz natural para o espaço, mas a sua localização pode levantar questões em relação ao posicionamento da mesa de computador por causa do brilho que a luz causa nos ecrãs. Da mesma maneira, existe a necessidade de controlar a luz artificial uma vez que se ela for posicionada de frente causa encadeamento e de trás causa reflexos no ecrã.

É importante neste contexto distinguir "luz natural” de "luz solar”. Luz solar direta pode na grande maior parte das vezes causar fadiga e stress visual, para além de calor. O que a maioria das pessoas gosta é de "luz natural”, uma luz difusa e confortável. Torna os espaços agradáveis, atrativos e desejados e principalmente confortáveis.

O posicionamento das tomadas, mais uma vez, pode condicionar a colocação das mobílias e equipamentos. 
  • O Mobiliário
Muitos de nós não têm oportunidade de ter uma divisão da casa somente dedicada para esta função. Sendo assim há a necessidade de otimizar o espaço para que não se torne incómodo no funcionamento da divisão onde esta função está inserida.

Evite a tradicional mobília de escritório. E embora a área do teclado e cadeira necessitem de desenho ergonómico, dê preferência a soluções de arrumação alternativas de modo a poder de algum modo fechar a "parte” do escritório quando pretende usar a divisão para outra função. Alguns fabricantes de mobiliário de escritório têm já algumas soluções para "home offices”.

Seja qual for a divisão que esteja a usar, pense que esta poderá ter também uma vertente de conforto associada. Está provado que uma mudança de perspetiva pode ajudar à concentração e é obrigatório, seja em casa seja no trabalho, fazer pequenas pausas, andando um pouco e mudando de posição. Isto é essencial ainda que o seu equipamento seja ergonómico.
 
Atingir o equilíbrio entre "domesticidade” e função num escritório em casa  é o segredo para atingir um design de sucesso.


Fonte: iKAZA - Projectos on-line