Espaços da Casa: Espaços Exteriores
Se tiver um pátio ou um jardim, deixamos-lhe aqui algumas sugestões que o vão ajudar a tirar o melhor partido deste espaço. Poderá aproveitar para proporcionar uma vista mais agradável na janela, mas também uma área de repouso ou recreio para as crianças.

As utilizações deste espaço podem ser múltiplas. Na realidade, os espaços exteriores podem ser tão habitáveis quanto os espaços interiores, devendo procurar-se uma complementaridade entre ambos. Para isso, há que considerar uma série de fatores no que toca à disposição e escolha de materiais e mobiliário exterior adequado, permitindo que se tire o máximo partido das potencialidades do exterior, sem nunca perder o conforto que é necessário para desfrutar, ao máximo, do espaço.

Entre as medidas a adotar de modo a converter os espaços exteriores de uma casa num lugar aprazível, existem algumas de aplicação simples e com resultados imediatos que passam pela adoção de cores suaves, como por exemplo os tons pastel nos muros e paredes, ou pela aplicação de cores fortes - como ocres ou azuis - no caso de preferir pátios de aspeto mais mediterrânico.

É importante que a  disposição de mobiliário exterior permita o maior controlo de luz e fluidez do espaço possíveis. A  luz artificial poderá ser sempre uma boa solução, principalmente para criar jogos de luz agradáveis em ambientes noturnos, ou para fazer sobressair pontos estratégicos no espaço, como sejam vegetação específica ou elementos esculturais.

Um jardim bem organizado pode transformar-se num espaço privilegiado de descanso e lazer, abrindo espaço para um sem número de opções funcionais e decorativas, com plantas ornamentais ou utilitárias: frutos, legumes e ervas aromáticas são sempre boas opções.

Qualquer que seja a utilização que pretende dar ao seu jardim, opte por uma solução em que a manutenção do espaço seja facilitada através da escolha de plantas e vegetação resistentes (que não exijam grandes cuidados) e de pavimentos facilmente laváveis, preferencialmente em pedra ou cerâmicos. A construção de um deck poderá ser igualmente uma boa opção, utilizando o pavimento em madeira de modo a conferir uma ambiência natural ao espaço. A construção de um deck pode ser feita de várias formas e tamanhos, à medida de todos os gostos e bolsas.

Alguns conselhos úteis de fácil aplicação no jardim:
  • Não coloque objetos ou plantas de grandes dimensões junto às janelas que possam impedir a entrada de luz natural para o interior; 
  • Se tiver a possibilidade de plantar árvores de grande porte tenha sempre atenção para não o fazer demasiado próximo de construções ou piscinas, devido ao crescimento de raízes e de ramos que viriam a deteriorar as construções no futuro; 
  • As árvores de folha caduca permitem a entrada de luz e calor solar no Inverno, ao passo que no verão permitem refrescar os espaços através da sombra que proporcionam. Tem sempre a desvantagem da queda das folhas; 
  • A adoção de plantas sazonais permite mudar a imagem do seu jardim ao longo do ano, permitindo-lhe usufruir de ambiências diferentes consoante as estações do ano.

Fonte: iKAZA - Projectos on-line