Espaços da Casa: Sala de Estar
A sala de estar é eventualmente a divisão onde passamos mais tempo do nosso dia, sendo também o sítio da casa que serve para recebermos amigos e familiares. Por essas razões, convém que seja um espaço acolhedor, simples e o mais pessoal possível.

Contudo, para que isto se concretize, há que ter em conta alguns pormenores que são essenciais para que a sala se torne o seu "cartão-de-visita”.

A primeira coisa que deve ter em conta é a cor das paredes.  Prefira cores neutras e luminosas. Deste modo, o espaço estará preparado para receber a maior parte do mobiliário.

Uma sala de estar "funciona melhor” quando tem um ponto focal, um ponto para onde todas as atenções são direcionadas e ao redor do qual a sala se organiza.

Na maior parte das salas, esse ponto focal é a televisão. Por isso, a primeira coisa a fazer é pensar se queremos que seja esse o centro das atenções da sala. Esta questão torna-se um grande problema quando se tenta mudar ou alterar o local da mobília para contrariar esta tendência, criando por outro lado uma situação de desconforto quando se pretende ver televisão.

Uma lareira pode facilmente tornar-se no ponto focal da sala. É um elemento de conforto, mas também é necessário ter alguns cuidados, até porque a aparência da lareira deverá ser coerente com o aspeto que queremos dar à sala.
A lareira pode ser um ponto focal durante todo o ano e não apena no Inverno, quando está a ser utilizada. Se não estiver frio suficiente para a acender, experimente colocar no seu interior algumas velas. Elas providenciarão calor, luz e ambiente. No Verão a mesma lareira pode ser enfeitada com flores frescas de modo a captar o olhar.

De modo a reforçar o papel de ponto focal da lareira na sua sala, pode pendurar o seu quadro favorito em cima da lareira ou, se gostar de espelhos, pode mesmo colocar um. Tenha, no entanto, cuidado para que as pessoas não se vejam constantemente nele. Podem não gostar e pode tornar-se desconfortável.

Após ter escolhido o ponto focal, há agora que ter o cuidado de dispor a mobília, complementando-o.
Crie assentos junto à lareira, de modo a que seja possível serem feitas reuniões de famílias e amigos, mas não se esqueça de garantir que todos os seus convidados vêm a porta, para que a sua sala não parece um monte de cadeiras à volta da lareira.

Coloque um tapete à frente da lareira. É prático e pode criar uma sensação de conforto adicional, principalmente se a sala for minimalista e moderna. Se não tiver muitos móveis no início e se a sala for grande, um tapete ajuda a completar o espaço, dando a sensação de estar um pouco mais completa.

Por norma, o sofá é a peça de mobiliária mais volumosa e que tem mais influência na sala. E ao contrário do que se pensa, é bastante fácil mudar o seu aspeto. Pode optar por adquirir sofás com capas, que pode ir mudando ao longo do tempo. Esta opção até se torna mais higiénica, visto que as pode ir lavando ao longo do tempo. Caso não tenha essa oportunidade, sempre pode colocar cobertas ou almofadas de cores e padrões engraçados, de modo a completar a sala.
Isto é particularmente importante se o resto da sua mobília for de uma cor neutra. Os tapetes podem ser usados para o mesmo efeito.

A maior parte das nossas salas de estar juntam também outras funções – sala de jantar, playroom e / ou escritório. Se a sua casa não for suficientemente grande para separar estas funções, são necessários alguns cuidados adicionais:
  • Planeie a zona de refeições num canto da sala e considere a hipótese de colocar um painel, cortina ou qualquer outro elemento que possa diferenciar as duas zonas, como um soalho diferente ou uma peça de mobília que dê a ideia de separação; 
  • Se a sala for usada como escritório ou espaço de brincar durante o dia, a desarrumação pode fazer com que o seu descanso no final do dia seja comprometido. Para que isso não aconteça, tenha sempre à sua disposição espaços de arrumação práticos, discretos e escondidos para conseguir arrumar todos os brinquedos ou o trabalho de uma forma mais rápida.
  •  Quando estiver a planear a disposição da mobília da sua sala, tenha especial atenção às zonas de passagem. Prefira uma sala prática, fácil de arrumar e limpar. Por vezes, o mobiliário que vê nas revistas, não é o mais indicado se quiser ter uma vida prática.
Por fim, e é um dos aspetos mais importantes, a iluminação. No caso de uma sala, ela deverá ser, de uma maneira geral, abrangente e difusa. Se a sua sala toma várias funções, tenha o cuidado de considerar o tipo de iluminação certa para cada uma delas.


Fonte: iKAZA - Projectos on-line