O Banho dos Miúdos
O momento do banho das crianças é um momento épico para alguns pais. Adapte a "casa de banho dos miúdos” e faça furor junto dos mais novos...

À semelhança dos quartos das crianças, também as casas de banho deverão acompanhar as diferentes fases do crescimento das crianças, com diferentes solicitações.
Poderá começar por decidir quantos lavatórios quer ter. O facto da casa de banho antiga ter apenas um lavatório, não significa que não possa inovar e colocar mais que um, sendo bastante mais prático se tiver mais que um filho. Existem no mercado lavatórios pequenos, especialmente adaptados para pequenos espaços e também para os mais novos.

A vantagem de ter mais que um lavatório torna-se vantajoso visto que se torna bastante mais fácil supervisionar as lavagens de dentes e os momentos de higiene em simultâneo, poupando algum tempo no ritual do deitar.
Em função da evolução e das capacidades de cada criança, deverá definir se pretende ter apenas um armário ou dois. Se tiver crianças com diferenças significativas, valerá a pena o investimento de separar os espaços de arrumação, por forma a poder conferir a cada um a responsabilidade pelo "seu armário”.

A banheira encostada a um canto da casa de banho tenderá a ser uma vantagem, para minimizar as inundações, quando começarem as aulas de natação durante os banhos.
A existência de um banco corrido – à semelhança dos que existem nos balneários – é uma excelente ajuda para o despir e o vestir, antes e depois do banho.

Um outro elemento importante são os cabides. Pode escolher pelos cabides de parede, que mais facilmente se espalham pelas paredes, sendo mais práticos quando tiver que largar o que tem na mão mas não se pode afastar.
O mobiliário deverá ser simples, de forma a poderem ser usados mesmo quando as crianças forem mais crescidas.

Se quiser, numa primeira fase, poderá decorar o espaço com elementos que facilmente possam ser modificados: puxadores engraçados, alguns motivos nos espelhos, toalhas divertidas, tapetes e cortinas escolhidas pelas crianças ajudarão a criar a noção do "seu” território.

Quando começarem a entrar na adolescência, decerto que os seus filhos não vão continuar a querer "os puxadores do Mickey” que os fizeram tão alegres quando tinham 3 anos.  Poderá assim ir adaptando estes elementos às fases do seu crescimento, e ir acompanhando as "modas”. Esta abordagem tem a vantagem de permitir modificar a decoração da casa de banhos sem grande investimento. 
Evite colocar na casa de banho das crianças o armário dos medicamentos. Se o fizer, não se esqueça de o fechar à chave, para evitar sustos desnecessários.
 
Fonte: iKAZA - Projectos on-line