Protocolo à Mesa
Saber preparar uma mesa pode até ser uma arte, mas o protocolo tem sobretudo a ver com bom senso. O objetivo principal de uma mesa "bem posta” é torná-la requintada, de facto, mas acima de tudo prática e funcional.


Pratos
  • Os pratos, tal como os talheres, devem ser colocados na mesa pela ordem com que vão ser usados. Assim, se servir uma sopa seguida de um prato principal, deverá colocar o prato da sopa por cima do prato raso. 
  • Para tornar a mesa mais elegante, pode colocar por baixo de todos os pratos um sous plat ou prato de serviço, que será retirado imediatamente antes da sobremesa. 
  • O prato de sobremesa é o único que não é colocado de início na mesa. 
  • Além dos pratos principais, deverá utilizar um prato mais pequeno para o pão, que será colocado por cima dos garfos e alinhado obliquamente com os pratos principais. Por cima deste prato é colocada a faca de manteiga.
Talheres
A arrumação dos talheres é feita de acordo com os pratos que vão ser servidos. 
  • Se não servir marisco à entrada e não tiver prato de peixe, estes talheres não devem ser colocados na mesa. 
  • Do lado esquerdo do prato devem ficar os garfos e do lado direito as facas e a colher de sopa. As colheres e os garfos são pousados com as costas para baixo. As lâminas das facas são sempre colocadas viradas para o prato.
  • A colocação dos talheres é feita de fora para dentro, ou seja, de fora estão os primeiros talheres a serem utilizados. A faca e o garfo mais próximos do prato serão utilizados para o prato principal, ou seja, o último.
  • Os talheres de sobremesa são colocados no topo dos pratos: primeiro a faca com o gume voltado para baixo e o cabo para a direita; depois o garfo com o cabo no sentido oposto, finalmente a colher no mesmo sentido da faca.
Copos
Os copos devem estar dispostos do maior para o menor, da esquerda para a direita, começando no copo de água. A exceção é a flute… se servir champanhe ou espumante durante a refeição, o copo deverá ser colocado entre o copo de água e o de vinho tinto.

Guardanapos
Numa refeição mais formal ou para uma ocasião especial, como a ceia de Natal, deve optar por guardanapos de pano. No entanto, no mercado há cada vez mais variedade de guardanapos de papel com cores e padrões fantásticos que substituem os guardanapos de pano na perfeição, além de serem mais práticos porque simplesmente usa e deita fora.











Regra geral, o guardanapo é colocado à direita do prato, mas pode também ser colocado à esquerda ou até por cima deste, desde que não sirva sopa. Pode dobrá-lo de diversas formas, colocar uma argola que "encaixe” na restante decoração e dar um pequeno toque de originalidade à sua mesa.