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Mude de Postura
A má postura reflecte um desequilíbrio muscular. Este desequilíbrio muscular é atualmente, e cada vez mais, uma consequência do sedentarismo, ou de práticas de atividade física mal orientada.

Existe, no entanto, diversas formas de melhorar a sua postura e forma física de uma forma suave e equilibrada.

Durante muitos anos o trabalho da postura acontecia essencialmente por razões estéticas (bailarinos, modelos), mas cedo se percebeu que a postura também se relacionava com a Saúde.

Existem imensas modalidades que estão ao alcance de todos, com exercícios específicos que ajuda quem sofre de problemas de coluna.
  • Pilates
O método de Pilates fortalece, alonga e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. O método de Pilates consiste em exercícios de velocidade de execução lenta e desafiadores da estabilidade abdominal, sempre realizados em progressões adequadas ao nível e à realidade clínica de cada um.

O método de Pilates não faz perder peso. Apesar de ser uma actividade física dinâmica e contínua, o objectivo do método de Pilates não é queimar calorias mas sim aumentar a consciencialização corporal que leve ao trabalho dos músculos "pequenos” que envolvem a nossa coluna e que mudam a nossa postura. Assim, o praticante do método de Pilates é levado a pensar durante o exercício e levar o seu corpo a praticar os exercícios de forma harmoniosa, leve e controlada. O desafio na aula de Pilates é constante, desde às pessoas com hérnias discais na coluna vertebral até aos atletas de alta competição, todos sentem os benefícios e todos têm exercício adequado à sua realidade.

Sendo realizado de forma lenta, harmoniosa e controlado o método de Pilates promove também uma agradável sensação de relaxamento.
  • Treino Funcional
O último grito em termos de treino, pretende integrar a função e o movimento do exercício no quotidiano do atleta. Percecionando o corpo humano como um conjunto de cadeias musculares, interessa que todas essas cadeias funcionem em equilíbrio, contrariando, ou prevenindo as lesões.

Faça uma avaliação funcional e tente perceber quais os seus grupos musculares que estão encurtados e as que estão enfraquecidos.

Aliado a um trabalho com as mais recentes plataformas de instabilidade, BOSU, Fit Ball, Core, este treino permite o trabalho dos músculos estabilizadores das várias acções musculares, e não só os músculos responsáveis pelo movimento.

A melhoria da postura através do treino Funcional é algo recente, mas que tem vindo a mostrar resultados. O treino funcional implica uma série de progressões, que partem do mais estável para o mais instável, tendo como objectivo a constante adaptação da musculatura aos mais variados estímulos, obrigando o praticante a desafiar e manter a sua postura durante a execução do exercício, tal como no dia a dia.
  • Aulas de Postura e Alongamento
Durante muitos anos, foram desenvolvidas aulas de grupo que pretendiam manter uma postura através de exercícios simples com o peso do próprio corpo. Inspirados em métodos Suecos (Ling), ou com influências das escolas de dança clássica, vários métodos surgiram com o objectivo de fortalecer os músculos posteriores da coluna, e de alongar os músculos dos membros inferiores que influenciavam a posição da bacia.

Ainda muito usados por fisioterapeutas, estes métodos trabalham de forma isolada as várias secções da coluna vertebral, dividindo as exercícios por secções da coluna a desenvolver.
Vários são os métodos que podem ser adoptados para mudar a sua postura. Seleccione aquele que for mais apropriado à sua realidade. Consulte o seu médico e não faça parte da grande percentagem de pessoas que sofre de dores de costas!


Fonte: Manuel Vieira Alves, Mestrando em Treino de Alto Rendimento na FMH, Instrutor de Pilates no Club Clínica das Conchas