Estamos ao seu dispor todos os dias úteis das 9h00 às 18h00:
707 20 50 20
Terapia Ayurvédica: Ao Serviço da Saúde
Considerada pelos escolásticos como a mais antiga ciência milenar curativa, a terapia Ayurvédica trata-se de uma abordagem holística à saúde desenhada para ajudar as pessoas a equilibrarem conscientemente a sua vida.

O termo Ayurvédica deriva da palavra sânscrita ayus, que significa vida, e veda, que significa conhecimento. Tem vindo a ser praticada na Índia há pelo menos 5.000 anos e só recentemente foi tornada conhecida na cultura ocidental.

Os princípios básicos da terapia contemporânea Ayurvédica remetem para a prevenção da doença através do equilíbrio e revitalização do corpo e da mente. Uma alimentação vegetariana, a ingestão de ervas medicinais e um estilo de vida saudável, são algumas das recomendações patentes nesta medicina complementar.

Como funciona?
Assim como todos nós possuímos impressões digitais, de acordo com a crença Ayurvédica, também cada um de nós possui padrões de energia distintos – uma especial combinação de características mentais, psíquicas e emocionais. Por conseguinte, podemos encontrar três diferentes tipos de energia, ou doshas, presentes em qualquer indivíduo:
  • Vata: energia que regula as funções corporais associadas ao movimento, incluindo circulação sanguínea, respiração e o bater do coração. Quando equilibrada, surge a criatividade e a vitalidade mas quando desequilibrada, a Vata produz medo e ansiedade.

  • Pitta: energia que regula o sistema metabólico do corpo incluindo a digestão, absorção, nutrição e temperatura corporal. Se por um lado a Pitta promove o contentamento e a inteligência, por outro produz úlceras e uma raiva emergente.

  • Kapha: energia que controla o crescimento no corpo. Providencia água para todas as áreas do corpo humano, hidrata a pele e é responsável pelo sistema imunitário. Quando controlada, a Kapha emite amor e perdão, mas fora de controlo, a Kapha produz inveja, insegurança e depressão.
Todas as pessoas possuem estes três doshas mas vulgarmente apenas um ou dois são efetivamente dominantes no indivíduo comum. O seu equilíbrio é muitas vezes afetado por fatores intrínsecos à nossa sociedade como: stress, alimentação desequilibrada, relações profissionais ou pessoais disfuncionais, entre outros. Tais distúrbios são materializados pelo corpo humano na forma de uma simples doença. 

Portanto, a terapia Ayurvédica interessa na prevenção e no tratamento do desequilíbrio dos doshas.

Indicações Terapêuticas:
  • Melhora a circulação sanguínea, da linfa e das hormonas, o que gera, por sua vez, o fortalecimento dos sistemas nervoso e imunológico, retardando, assim, o envelhecimento.
  • Previne desequilíbrios de saúde física, mental, emocional e espiritual. 
  • Minimiza e corrige problemas de circulação, edemas, musculares, respiratórios, digestivos, intestinais, fadiga simples e crónica, reumatismo, nevralgia.
  • Promove a suavidade, elasticidade e o brilho da pele, lubrifica e reforça os músculos, tecidos e juntas, aumenta a flexibilidade.
  • Indicada para o tratamento de fibromialgias, dá ao corpo maior resistência física, leva ao sono tranquilo e ativa os órgão sensoriais e motores.
  • Auxilia o intelecto melhorando a memória e a capacidade de aprendizagem, aumenta a autoestima e diminui o stress devido ao estado de relaxamento profundo que a pessoa alcança ao receber a massagem.
Ao receber uma massagem Ayurvédica o ser humano está a receber, acima de tudo, "saúde e bem-estar”. Aplicada frequentemente, fortalece o indivíduo e torna-o resistente ao envelhecimento.

Fonte: Paulo Canas / Clínica das Conchas