Estamos ao seu dispor todos os dias úteis das 9h00 às 18h00:
707 20 50 20
Regresso às Aulas
Vem aí mais um Ano Lectivo.
 
Volta a rotina, as manhãs escuras e cinzentas e o cansaço normal de quem prepara todos os dias os filhos ara ir para a escola.

Mas não é só isso que cansa e preocupa os pais:
  • Os livros;
  • O material escolar;
  • A preocupação com as notas e com o bom desempenho escolar dos filhos;
  • A adaptação na escola;
  • A conjugação dos horários de trabalho com os horários escolares dos filhos.
Tudo isto atormenta quem é pai e mãe e a verdade é que é preciso um grande planeamento familiar para que tudo funcione, sem quaisquer incidentes.

Regresso às Aulas

Siga estas dicas, no período inicial de adaptação e vai ver que tudo vai correr bem:
 
Adaptação à nova rotina:
  1. O que mais custa, depois de um longo período de férias, é ter de acordar cedo! Custa tanto aos pais como às crianças. Por isso, para facilitar a tarefa quando começarem as aulas, coloque o despertador 10 minutos mas cedo. Assim tem tempo para ter tudo pronto e chegar a tempo à escola e ao trabalho.
  2. Para não ser tão repentino, comece a habituar o seu filho uma semana para esse horário. Deite-o mais cedo, para que se familiarize com o horário.
  3. Se vir que tem um horário complicado, crie um calendário com as tarefas diárias: trabalhos de casa, ver TV, banho, etc. Vai ver que vai ajudar, pelo menos até o seu filho se habituar com a rotina, para além de ser uma experiência diferente e engraçada para o seu filho.
Mentalização:
  1. Se os seus filhos vão mudar de escola, se não gostam da área que estudam, se querem mudar de turma, se não gostam de frequentar a escola, deve ter uma conversa franca com eles.
  2. Enumere os pontos positivos e as vantagens sobre os amigos, as brincadeiras, as coisas novas que vão aprender, o que podem fazer, as atividades escolares que podem participar.
Tudo para que se sintam bem e confortáveis para começarem o Ano Letivo de forma otimista.
 
Organização:

Se quer que comece tudo bem e sem qualquer tipo de percalços, organize-se!
  1. Deixe sempre preparada a roupa e a mochila do seu filho para o dia seguinte. Vai ver que de manhã poupa imensas chatices.
  2. Anote o horário do seu filho e os testes de avaliação, para não se esquecer e para ter a certeza que ele também não se esquece! 
Compras:
 
Nesta altura gasta-se imenso dinheiro com os livros, material escolar, roupa, acessórios de ginástica, inscrições... O segredo é saber controlar-se, organizar o seu orçamento e consciencializar-se que não pode dar tudo o que o seu filho pede! Tem de saber dizer que NÃO!
Tente fazê-lo perceber que não pode, e que não é necessário uma mochila nova todos os anos para que ele tenha boas notas ou que os amigos gostem dele (veja como poupar nesta altura do ano).
 
Para evitar o stress normal da época, pode:
  1. Comprar o material escolar antes do início do ano letivo. Não se esqueça das etiquetas, para colocar o nome do seu filho. Evita esquecimentos, roubos e algumas preocupações.
  2. Faça uma lista com o que realmente precisa. Veja o material do ano anterior e escreva o que é mesmo necessário.
  3. Faça o mesmo com a roupa, bibes ou fardas, roupa de ginástica. Vai ver que esta lista o vai ajudar a poupar imenso tempo e dinheiro.
  4. Se o seu filho tem de levar lanche ou almoço, prepare tudo com antecedência. Se comprar, planear e cozinhar tudo no fim-se-semana vai ver que a sua semana vai ser bastante mais calma!